Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Documentário “SUS, em defesa da vida” será exibido em festival de cinema internacional na Argentina
Início do conteúdo da página

Documentário “SUS, em defesa da vida” será exibido em festival de cinema internacional na Argentina

  • Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 18h45
imagem sem descrição.

O documentário “SUS, em defesa da vida”, produzido e dirigido por Guilherme Castro, será exibido, nesta terça-feira (19/10), às 21h, no 10º Festival Internacional de Cine Político (FICiP), em Buenos Aires. O filme foi finalizado em março de 2020 para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em projeto realizado em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O filme retrata, a partir de diversos personagens e situações, a complexidade do maior sistema público de saúde do mundo: a atenção básica, todas as cirurgias de transplantes, o serviço gratuito de ambulâncias, a vacinação e o controle sanitário estão entre as ações que atingem a totalidade do território e do povo brasileiro, apesar da desinformação que prevalece.

“Realizo audiovisuais há mais de 30 anos. Este documentário, por tudo, é um dos que me dá mais motivos de satisfação. Foi uma grande oportunidade de conhecer o processo, o conceito de saúde e o alcance para mostrar a magnitude do SUS. Poder registrar de forma tão dinâmica, conferindo protagonismo à comunidade, tanto aos que atuam quanto aos que são atendidos pelo sistema, foi muito gratificante. O filme, inclusive, é utilizado na formação de lideranças e conselheiros de saúde nos municípios”, relata Guilherme.

Integram a equipe do curta-metragem os profissionais Leco Petersen (fotografia e montagem), Leonardo Peixoto (direção de produção), Andre Sittoni (som direto e desenho de som), Guilherme Cássio e Rodrigo Ramos (som direto), Richard Serraria e Angelo Primon (trilha sonora), José Carlos Soares e Julio Morales (assistência), Luciano Do Monte Ribas (design gráfico) e Guilherme Castro / Produção GC Filmes (roteiro, direção e produção).

Guilherme Castro é roteirista, diretor e produtor de filmes e audiovisuais: obras de ficção e documentários com temáticas sociais. Seu trabalho mais recente é a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares” (2021), onde documentou o estudo realizado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP).

Em 2019, dirigiu a web série para a campanha vitoriosa da Frente em defesa da Psicologia, do CRP-RS. Em 2018, lançou o documentário longa-metragem “Golpe” e , em 2017, o documentário “Saúde”, também para o Conselho Nacional de Saúde e Ceap e Opas. Neste momento, Guilherme está finalizando um audiovisual sobre a pandemia, o SUS e a democracia no Brasil.

  Assista o documentário curta-metragem SUS em Defesa da Vida

https://www.youtube.com/watch?v=YDgFd6FF9yA&feature=youtu.be

Ascom CNS, com informações de Brasil de Fato

registrado em:
Fim do conteúdo da página