Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Inovação: Oficina Atuação local direta dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde será na sexta-feira (22/10)
Início do conteúdo da página

Laboratório de Inovação: Oficina Atuação local direta dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde será na sexta-feira (22/10)

  • Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 15h47
imagem sem descrição.

A última oficina virtual do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social acontecerá na sexta-feira (22/10), às 9h, com transmissão ao vivo no Portal da Inovação na Gestão do SUS e no Youtube do Conselho Nacional de Saúde (CNS)Com o tema “Atuação local direta dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde”, participam do encontro as experiências vinculadas ao controle social do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Piauí.

A iniciativa do CNS, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, reconhece práticas e projetos de participação social no enfrentamento à Covid-19, especialmente aquelas que têm articulação direta dos conselhos de saúde.

A moderadora do debate será Mónica Padilla, coordenadora da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e como debatedor o presidente do CNS, Fernando Pigatto. Os convidados serão Neilton de Oliveira, conselheiro nacional de saúde e membro da Mesa Diretora do CNS, e Flávio Goulart, sanitarista e coordenador do Laboratório. A oficina virtual terá em torno de duas horas de duração e tem como objetivo a divulgação e compartilhamento das experiências inovadoras no âmbito do controle e participação social no SUS frente à Covid-19.

1 1 705x705

Conheça as experiências e os(as) expositores(as):

“Fala Ana Maria! Construção, fortalecimento e mobilização da comunidade em tempos de pandemia no Rio De Janeiro/RJ”

Márcio Henrique de Mattos Silva, médico de família e comunidade. Atua como médico preceptor da UERJ na SMS Rio Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia.

“Terra  Indígena Jaraguá – São Paulo/SP –  Ação de Prevenção e Promoção de Saúde através da conscientização pela língua materna Guarani Mby’a em momentos de pandemia da Covid-19/ Todos na Luta contra a pandemia: acolhimento dos casos testados positivos para Covid-19”

Poty Poran Turiba Carlos, pedagoga e gerente de serviço de saúde na UBS Aldeia Jaraguá.

“Continuidade do Controle Social durante a pandemia de Covid-19: estratégias para enfrentamento e fortalecimento da Participação Social e atuação do Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca/AL”

Eduardo Araújo Pinto, enfermeiro, mestre em enfermagem pela UFAL e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arapiraca-AL.

“Para a Covid não me convide: estratégias educativas na prevenção e combate às fake news em Pastos Bons/MA”

Rosa Maria Duarte Veloso, mestre em saúde pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e conselheira estadual de saúde do estado do Piauí,  atua como relatora da Comissão Intersetorial de Equidade em Saúde.

“As oficinas virtuais do Laboratório de Inovação em Participação Social na resposta à pandemia de Covid-19 mostraram algumas coisas muito importantes, como a preocupação frequente nos conselhos de saúde dos diversos níveis de atenção à saúde. Revelou ainda iniciativas e estratégias de associação e parcerias muito criativas, seja a partir dos conselhos ou de outros órgãos e entidades. Tivemos, assim, um mix de ações que envolveram conselhos, universidades, escolas de ensino médio, secretarias de educação, organizações não governamentais e muitas outras. Dá para perceber que se a pandemia nos trouxe muitas mortes, muito sofrimento da população, além de contratempos operacionais diversos para os organismos públicos e privados, por outro lado ela abriu caminhos, que passaram pela solidariedade e pela integração interinstitucional e pela ação intersetorial. Penso que estes exemplos vieram para ficar e produzirão efeitos positivos mesmo depois que a pandemia se encerre, o que acabará acontecendo um dia”, comentou Flávio Goulart.

Esta será a última oficina do intercâmbio de experiências, para participar basta assistir e enviar perguntas no chat do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS durante a oficina. A próxima fase do laboratório contará com vídeos sobre as experiências, além do grande acervo que será lançado no NavegadorSUS em breve.

 Participe – https://www.youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude

Fonte: APS Redes

Foto: 16ª Conferência Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página