Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS aprova prorrogação de mandato para coordenação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

CNS aprova prorrogação de mandato para coordenação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

  • Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 11h21
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, na última terça-feira (29/03), uma resolução pela prorrogação de mandato da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A prorrogação tem como objetivo garantir o funcionamento da Conep, no atendimento de suas competências legais e regimentais, do mesmo modo que ocorre com as demais comissões intersetoriais, que são instâncias de assessoramento do Pleno do CNS.

A resolução destaca que “para atender à necessidade da presença de um membro titular entre os coordenadores da Conep (art. 9º, Resolução CNS nº 446/2011), o CNS poderá realizar ajustes na atual composição”. Dessa forma, a conselheira nacional de saúde Laís Bonilha assume a coordenação da comissão e Helenice Nakamura a coordenação-adjunta.

A resolução segue os termos estipulados pelo art. 2º da Resolução nº 606/2018, onde consta que a cada eleição do CNS o novo plenário tem até seis meses após a posse para recompor as comissões intersetoriais. A última eleição do CNS ocorreu em novembro de 2021 e os representantes das entidades e movimentos sociais eleitos no processo foram empossados em 16 de dezembro. Com a medida, o mandato da coordenação da Conep deve ser até junho de 2022.

O documento aprovado refere-se apenas à coordenação da Conep, não interferindo nas demais regras de organização da Comissão, como os tempos de mandato e formas de composição. Dentro do período previsto, o CNS indicará a coordenação e uma das vagas da coordenação adjunta da Comissão, assim como sua representação na Conep, para o mandato 2022-2024, respeitando a paridade entre os seus segmentos.

 LEIA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA

Ascom CNS

Foto: Ares Soares

registrado em:
Fim do conteúdo da página