Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa da abertura das Oficinas de Formação do Projeto Integra

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

CNS participa da abertura das Oficinas de Formação do Projeto Integra

  • Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 18h19
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta quinta (31/03) da abertura da Oficina de Formação de Facilitadores do Projeto Integra. A oficina teve como objetivo capacitar cerca de cinquenta pessoas para aplicar a metodologia do projeto nos próximos encontros regionais.

O Integra, desenvolvido pelo CNS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF) conta com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e tem como objetivo promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

A primeira fase do Projeto foi promovida em 2021 com capacitação online para mais de 700 pessoas, de todos os estados brasileiros. A segunda fase prevê a realização de sete encontros regionais presenciais, em sete capitais brasileiras, no período de abril a julho de 2022. Serão 100 vagas por cidade e os interessados em participar devem preencher formulário online.

“Vivemos um momento de desestruturação e esse projeto é fundamental para influenciarmos nesta realidade e mudarmos os rumos do nosso país. O que tem acontecido, desde 2016, no Brasil é muito difícil, mas seguimos unidos na luta e confiantes que iniciativas como esta podem mudar a nossa história”, afirma Fernando Pigatto.

“Tudo o que significa proteção foi esvaziado e destruído, a começar pela democracia em 2016. Agora há um ataque violento contra todos os direitos conquistados ao longo do tempo e nós temos a ousadia de dizer não. É isso o que estamos fazendo, ao lado de homens e mulheres que estão neste projeto defendendo a vida de milhões de pessoas”, completa Ronald dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

IMG 7657 1500x1000

O projeto é voltado para conselheiros de Saúde, membros de comissões temáticas do projeto, usuários do SUS, profissionais de saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados.

Os encontros regionais do Projeto Integra serão preparatórios para o 9º Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (9º SNCTAF), que ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro de 2022, na sede da Fiocruz Rio de Janeiro (RJ).

“Temos de contribuir para que, em eventuais situações como a pandemia, haja um melhor nível de preparação e engajamento da sociedade para enfrentar coletivamente situações adversas como a que sofremos”, afirma Silvana Nair Leite, coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

“Temos de ter teimosia para ingressar na luta. Temos todas as condições, compromisso e competência para seguir em frente”, avalia o pesquisador da Fiocruz, Jorge Bermudez.

IMG 7663 1500x1000

Confira as datas e locais de realização dos encontros:

  • Belém (PA): 19 e 20 de abril de 2022 (Inscrição até 14 de abril)
  • Belo Horizonte (MG): 05 e 06 de maio de 2022 (inscrição até 30/04)
  • Fortaleza (CE): 19 e 20 de maio de 2022(inscrição até 14 de maio)
  • Rio Branco (AC): 2 e 3 de junho de 2022 (inscrição até 28 de maio)
  • Goiânia (GO): 23 e 24 de junho de 2022 (inscrição até 18 de junho)
  • São Luís (MA): 7 e 8 de julho de 2022 (inscrição até 2 de julho)
  • Florianópolis (SC): 14 e 15 de julho de 2022 (inscrição até 9 de julho)

WhatsApp Image 2022 04 01 at 16.10.15 1

Saiba mais sobre os Encontros Regionais do Projeto Integra

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página