Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissões Intersetoriais do CNS organizam mais de dez atividades para o Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

Comissões Intersetoriais do CNS organizam mais de dez atividades para o Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre

  • Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 10h29

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do Fórum Social das Resistências (FSR), entre os dias 26 e 30 de abril, em Porto Alegre (RS). Durante cinco dias, cerca de vinte atividades do CNS deverão integrar a programação do evento, entre elas a Reunião Ordinária do colegiado, assembleia de convergência, ato em memória às vítimas de acidentes de trabalho e apresentação de filme sobre o SUS.

Através das suas comissões intersetoriais, o Conselho irá promover mais de dez atividades autogestionadas. A primeira delas começará às 8h30, na sexta (29/04), com a roda de conversa sobre Práticas Integrativas em Saúde (Pics) como práticas de resistência. No período da manhã, serão seis atividades simultâneas com diferentes temáticas, entre elas Saúde e Proteção dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Vigilância em Saúde e Uso de Agrotóxicos no Brasil, Pandemia, Desigualdades e Deficiência e Equidade como Estratégia de Fortalecimento do SUS.

No mesmo período, haverá o lançamento do Relatório do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, realizado de setembro a novembro de 2021, com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

A partir das 14h, as autogestionadas serão sobre Residências em Saúde, Mortalidade Materna e lançamento das produções do CNS em apoio à Formação para o Controle Social. Também será promovida uma atividade ampliada sobre saúde indígena, contra o Marco Temporal e o Projeto de Lei 191/20, que libera a exploração de minérios em terras indígenas.

No último dia do evento, será realizado o Ato de Mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e uma assembleia pública para a apresentação das propostas.

Parcerias

No dia, 28/04, às 14h, ao lado do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, da Associação Vida e Justiça e da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), o CNS promoverá a Assembleia de Convergência da Saúde: Em Defesa da Vida, da Democracia e do SUS Público, Universal, Inclusivo e Resolutivo.

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) o Conselho vai promover o debate sobre boas práticas na disseminação de conhecimento e enfrentamento da pandemia pelo Controle Social, no dia 29/04 às 9h.    

O Fórum começará na terça (26/04), com a concentração para a marcha de abertura às 17h do Largo Glênio Peres. As propostas construídas no FSR, na capital gaúcha, serão apresentadas no Fórum Social Mundial (FSM), em maio na Cidade do México.

Confira a programação completa do Fórum

Confira as atividades do CNS no Fórum

Ascom CNS

Foto: Fórum Social das Resistências, 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página