Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Integra tem encontro presencial em Belém sobre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

Projeto Integra tem encontro presencial em Belém sobre Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 10h22
imagem sem descrição.

Representantes de diversos segmentos ligados à saúde dos estados do Pará, Amazonas e Amapá participaram do primeiro dia do encontro regional do Projeto Integra – integração de Políticas Nacionais de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica, de Ciência Tecnologia em Saúde. O evento foi realizado na terça (19/04), das 8h às 17h, no auditório do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Esta é a segunda fase do projeto, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A coordenadora geral da ENFar e da comissão organizadora do Projeto Integra, Silvana Leite, abriu o encontro explicando sobre todas as fases do projeto e como está organizada a segunda etapa, que prevê sete encontros presenciais em diversas cidades brasileiras.

“A gente percebe que as atividades presenciais conseguem congregar um público com maior diversidade e com muito mais interatividade e capacidade de criação. Vamos aproveitar que essas pessoas estão presentes aqui e identificar como vivenciaram a pandemia e os problemas cruciais a serem enfrentados no Sistema Único de Saúde”, afirma Silvana.

“Fortalecer o controle social para consolidação do SUS, a partir da formação de conselheiras e conselheiros, é um momento muito importante para efetivação das políticas públicas de saúde”, completa a conselheira nacional de saúde Conceição Silva, que integra a mesa diretora do CNS.

Também participaram do encontro os representantes dos conselhos estaduais e municipais de saúde, além da professora Maria Fãni Dolabela, do curso de Farmácia da UFPA.

Dinâmicas

Entre os objetivos do encontro está a construção coletiva de propostas para o fortalecimento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Para isso, os participantes realizam dinâmicas em grupos com reflexões compartilhadas entre farmacêuticos, estudantes, agentes de saúde e conselheiros municipais de saúde.

Segundo Célia Chaves, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e da coordenação executiva do projeto, trata-se de uma metodologia importante para que os participantes consigam ser mais proativos e, ao final do encontro, propor ações para combater as causas dos problemas em nível local e nacional. “A ideia é estimular o debate e identificar os problemas gerais na área da saúde durante a pandemia, descrever o que acha importante ser combatido e identificar as causas desses problemas”, avalia.

Sobre o projeto

Proposto em 2021, em pleno contexto da pandemia de Covid-19, o projeto Integra surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo. A primeira fase reuniu mais de 700 pessoas de todos os estados para uma capacitação online de 40 horas na plataforma E-farma, com duração de oito semanas. A ideia é criar e fortalecer uma rede intersetorial, integrada, de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.

Os próximos encontros presenciais ocorrerão dias 5 e 6 de maio, em Belo Horizonte (MG), 19 e 20 de maio em Fortaleza (CE), 2 e 3 de junho em Rio Branco (AC), 23 e 24 de junho em Goiânia (GO), 7 e 8 de julho em São Luis (MA) e 14 e 15 de julho em Florianópolis (SC). Os encontros são preparatórios para o 9° Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Confira o álbum de fotos do encontro em Belém

Ascom CNS, com informações de Julie Rocha (ENFar)

Foto: ENFar

registrado em:
Fim do conteúdo da página