Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Troca de experiências e saberes entre Brasil e Itália é destaque no 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

Troca de experiências e saberes entre Brasil e Itália é destaque no 15º Congresso Internacional da Rede Unida

  • Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2022, 17h00

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu nesta quinta (16/06), o fórum internacional “Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação: Conexões loco-globais para fecundar a democracia e a saúde”. O evento integra a programação do 15º Congresso Internacional da Rede Unida, que está sendo realizado em Vitória (ES) e segue até domingo (19/6).

O debate contou com a participação das pesquisadoras italianas Federica de Cordova, da Università di Verona e Fabrizia Paltrinieri, da Regione Emília-Romagna. Na ocasião, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, fez uma apresentação do controle social, das políticas públicas de saúde no Brasil e da participação social na construção dos sistemas de saúde.

“O Controle Social não é apenas mais um princípio, mas sim o princípio por excelência para o movimento popular e dele depende a saúde do sistema. O papel que o controle social exerce coloca grandes desafios para o movimento, principalmente nos momentos de ataques à democracia e iniciativas de seu enfraquecimento para atender aos interesses do “mercado da saúde” e das políticas de austeridade fiscal”, avalia Pigatto.

A troca de experiências e saberes entre os dois países permeou o debate com abordagem sobre integração e práticas de cuidado, produção de conhecimento, agendas de saúde, construções de planos sociais e sanitários e as dificuldades impostas pelo distanciamento durante a pandemia da Covid-19, entre outros assuntos.

Segundo Fabrizia Paltrinieri, as reflexões criam uma “preciosa relação entre Brasil e Itália e faz com que ambos os países aprendam, seja com o que fazem de bom ou com o que está faltando para fazer”.

 

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página