Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS convida OPAS/OMS para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

CNS convida OPAS/OMS para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde

  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 14h33
imagem sem descrição.

Representante da OPAS/OMS destacaram o momento como desafiador para identificar barreiras e superá-las e que a experiência do controle social é fundamental nesse processo 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) entregou convite oficial a representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde para participarem da 17ª Conferência Nacional de Saúde. A entrega foi feita pela mesa diretora do CNS ao diretor eleito da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa, e à representante OPAS/OMS do Brasil, Socorro Gross, nesta quinta (01/12) na sede da organização internacional em Brasília.

Além da importância da 17ª CNS, Jarbas Barbosa, destacou que o momento é de identificar barreiras e superá-las para oferecer um melhor serviço de saúde à população brasileira. Para isso, disse que é necessário ter dados com qualidade, evidências científicas, diálogo com usuários e participação ativa.  Barbosa ressaltou ainda a importância do papel do controle social, inspirador para outros países, e o legado do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.  “Temos como objetivo a cooperação e esse processo de participação social é fundamental para eliminar barreiras e tornar o sistema de saúde mais acessível”.

WhatsApp Image 2022 12 01 at 12.31.26 1

Já Socorro Gross parabenizou o Conselho Nacional de Saúde pela qualidade dos debates levados ao 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), realizado em novembro. “A participação do CNS fez toda a diferença”. Ela discutiu com a mesa diretora do CNS sobre as formas de participação da OPAS/OMS na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada entre os dias 2 a 5 de julho. 

As conferências de saúde são espaços de participação popular para avaliação, construção de diretrizes e formulação de políticas públicas do SUS. Ocorrem a cada quatro anos e são convocadas pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde. Em novembro, começaram as etapas municipais da 17ª Conferência Nacional de Saúde.  

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destacou que a relação construída entre o controle social e a OPAS/OMS vem se fortalecendo com a responsabilidade de pessoas e instituições cientes dos desafios e dos momentos difíceis que ainda estamos vivendo, em razão da pandemia da Covid-19. Pigatto ressaltou que a presença do diretor eleito, Jarbas Barbosa, é significativa e só vem a reforçar a parceria entre as organizações.

Para saber mais acesse a Cartilha 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

Ascom

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
 (61) 3315-2560 (somente whatsapp)

registrado em:
Fim do conteúdo da página