Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS prepara participação no 13º Congresso da Rede Unida, em Manaus (AM)

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

CNS prepara participação no 13º Congresso da Rede Unida, em Manaus (AM)

  • Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 08h03

Nos próximos dias 25 e 26 de janeiro será realizada a 2ª Oficina Nacional de Programação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida. O encontro acontecerá de 8h30 às 17h, na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai participar do evento, que deve reunir pesquisadores e ativistas de diversos países. Durante a reunião, serão apresentadas ações em defesa da participação social e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião visa definir temáticas para os fóruns, mesas-redondas, rodas de conversa, distribuição dos trabalhos por eixo, e planejar a divulgação da 13ª. edição do Congresso Internacional da Rede Unida, cujo tema central é “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”.

As conselheiras de saúde, Cleoneide Pinheiro, representante da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) e Francisca Valda da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen) participarão da reunião preparatória. A secretária executiva do CNS, Neide Rodrigues também participará do evento.

Cleioneide destacou a importância de levar as pautas do controle social para a academia. “Vamos trabalhar a defesa do controle social e a participação da sociedade em defesa da vida e da saúde pública”. Ela também cita que será apresentada no congresso a luta do CNS contra o ensino à distância (EaD) na graduação em saúde. “As diretrizes curriculares e a avaliação dos cursos de saúde precisam ter o aval do controle social”, afirma.

Assine contra o ensino à distância na graduação em Saúde

Para Rodrigo Tobias, presidente do 13º Congresso, “a oficina em Manaus é um momento importante do planejamento e organização do congresso. Etapa imprescindível para sistematizar a programação das távolas institucionais, fóruns internacionais e apresentação de trabalhos aprovados pela comissão científica”, disse.

SOBRE O CONGRESSO

O 13º Congresso Internacional da Rede Unida será realizado no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua finalidade é propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do SUS.

O evento reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais. Este ano, o congresso será realizado em Manaus, pela primeira vez numa cidade do Norte do país.

Além do CNS, são parceiros desta edição a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia.

Com informações de: Fiocruz Amazônia

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página