Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de julho de 2017

 

 

Revisão da Política Nacional de Atenção Básica é aberta à Consulta Pública

 

 

       Anunciada nesta quinta-feira (27/07), durante a 7ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, a reformulação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), acontece por meio de uma consulta pública. A atenção básica tem sido pauta permanentemente do Conselho Nacional da Saúde (CNS) desde novembro do ano passado, quando foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para analisar e propor as diretrizes que norteiam as discussões sobre o tema que subsidiam o Pleno.

 

       A sociedade pode enviar contribuições ao texto até o dia 7 de agosto, por meio de formulário online. O CNS realizará no dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro, uma reunião extraordinária onde serão aprofundadas as contribuições do GT que analisa a PNAB, oportunidade na qual o colegiado acumulará elementos para a tomada de posição quanto a política. O documento com as contribuições será objeto de análise da CIT, durante sua reunião extraordinária no dia 17 de agosto.

 

       De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, o colegiado tem a preocupação que a reformulação aponte para o avanço do modelo de atenção contratado na Constituição de 1988. Segundo o presidente é preciso avançar, “não podemos permitir nenhum retrocesso. Pois vivemos tempos onde as forças do mercado querem se contrapor as necessidades sociais da saúde do povo brasileiro, e o controle social, a sociedade civil organizada, aqueles comprometidos com o direito constitucional da saúde, tem uma obrigação de dar a contribuição”.

 

Conheça a Minuta PNAB CIT

 

Contribua no formulário

 

Depois de clicar no botão “Gravar” no formulário, é importante encaminhar o print da tela ou copie e cole o texto no e-mail do Grupo de Trabalho do CNS: gtpnabcns@gmail.com. Veja exemplo.

 

 

 

Assessoria CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I